Saturday, March 22, 2008

Um pouco de Camus e Aronne

“Caminhamos ao encontro do amor e do desejo. Não buscamos
lições, nem a amarga filosofia que se exige da grandeza. Além do sol, dos
beijos e dos perfumes selvagens, tudo o mais nos parece fútil. Quando a mim,
não procuro estar sozinho nesse lugar. Muitas vezes estive aqui com aqueles
que amava, e discernia em seus traços o claro sorriso que neles tomava a face
do amor. Deixo a outros a ordem e a medida. Domina-me por completo a
grande libertinagem da natureza e do mar.
Nunca conseguira arrepender-me verdadeiramente de nada.
Assaltaram-me as lembranças de uma vida que já não me pertencia, mas onde
encontrara as mais pobres e as mais tenazes das minhas alegrias: cheiros de
verão, o bairro que eu amava, um certo céu de entardecer, o riso e os vestidos
de Marie.
Respondi que nunca se muda de vida; que, em todo caso, todas se
equivaliam, e que a minha, aqui, não me desagradava em absoluto.
— Não, não consigo acreditar. Tenho certeza de que já lhe ocorreu
desejar uma outra vida.
Respondi-lhe que naturalmente, mas que isso era tão importante
quanto desejar ser rico, nadar muito de pressa ou ter uma boca mais bem feita.
Era da mesma ordem. Mas ele me deteve e quis saber como eu imaginava
essa outra vida. Então gritei:
— Uma vida na qual me pudesse lembrar desta vida.
Também eu me sinto pronto a reviver tudo. Como se esta grande
cólera me tivesse purificado do mal, esvaziado de esperança, diante desta
noite carregada de sinais e de estrelas, eu me abria pela primeira vez à tenra
indiferença do mundo. Por senti-lo tão parecido comigo, tão fraternal, enfim,
senti que fora feliz e que ainda o era.”
(O Estrangeiro - Camus)


“Não há amor generoso senão aquele que se sabe ao
mesmo tempo passageiro e singular.”
(Ricardo Aronne)

“Mas só há um mundo. A felicidade e o absurdo são dois filhos da
mesma terra. São inseparáveis. O erro seria dizer que a felicidade nasce
forçosamente da descoberta absurda. Acontece também que o
sentimento do absurdo nasça da felicidade.
“Acho que tudo está bem”, diz Édipo e essa frase é sagrada. Ressoa no
universo altivo e limitado do homem. Ensina que nem tudo está
perdido, que nem tudo foi esgotado. Expulsa deste mundo um deus que
nele entrara com a insatisfação e o gosto das dores Inúteis. Faz do
destino uma questão do homem, que deve ser tratado entre homens.
Toda a alegria silenciosa de Sísifo aqui reside. O seu destino pertencelhe.”
...
“Só há um problema filosófico verdadeiramente sério: o suicídio.
Julgar se a vida merece ou não ser vivida é responder uma questão
fundamental da filosofia. O resto, se o mundo tem três dimensões, se o
espírito tem nove ou doze categorias, vem depois. Trata-se de jogos; é preciso
primeiro responder. E se é verdade, como quer Nietzsche, que um filósofo,
para ser estimado, deve pregar com o seu exemplo, percebe-se a importância
dessa reposta, porque ela vai anteceder o gesto definitivo. São evidências

sensíveis ao coração, mas é preciso ir mais fundo até torná-las claras para o
espírito. Se eu me pergunto por que julgo que tal questão é mais premente que
tal outra, respondo que é pelas ações a que ela se compromete. Nunca vi
ninguém morrer por causa do argumento ontológico. Galileu, que sustentava
uma verdade científica importante, abjurou dela com a maior tranqüilidade
assim que viu sua vida em perigo. Em certo sentido, fez bem. Essa verdade
não valia o risco da fogueira. Qual deles, a Terra ou o Sol gira em redor do
outro, é-nos profundamente indiferente.”
(O Mito de Sísifo)


“Os tristes têm duas razões para o ser:
ignoram ou esperam .”

(Ricardo Aronne)


“A característica do homem absurdo é não acreditar no sentido
profundo das coisas. Ele percorre, armazena e queima os rostos calorosos ou
maravilhados. O tempo caminha com ele. O homem absurdo é aquele que não
se separa do tempo. “
(O Homem Revoltado - Camus)

1 comment:

Anonymous said...

Sinto-me lisongeado !!!

Muito obrigado.

Carinhosamente,


Ricardo Aronne



aronne_ricardo@hotmail.com

http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=11113048816981014839


PS: Um agrado,

http://video.google.com/videoplay?docid=-4486220319142671294

http://www.youtube.com/watch?v=gofhvC6Ip6Q

http://www.youtube.com/watch?v=33y45du1nQo