Monday, March 31, 2008

Salmo 4

Quando te invoco, responde-me, ó Deus, meu defensor!
Ó homens, até quando vocês ultrajarão minha honra,
amando o nada e buscando a ilusão?
Tremam e não pequem.
Reflitam no silêncio do leito.
Oferençam sacrifícios justos
e tenham fé.
Muitos dizem:"Quem nos fará ver a felicidade?"
Javé, levanta sobre nós a tua face!
Pusestes em meu coração mais alegria do que
quando transbordam o trigo e o vinho deles.
Em paz eu me deito e logo adormeço,
porque só tu me fazes viver tranquilo.
(Bíblia Sagrada; Salmo4 1-9)

Mulheres Japonesas

Uma de minhas paixões, a cultura Japonesa.
Imagine como estas mulheres viviam...
Um misto de saudade, mãe, sofrimento e beleza,
medo, injustiça, veneração e inteligência,
amor, sensualidade, poder e silêncio!
(Tinne Fosneca _ A Imperatriz)










Friday, March 28, 2008

Recebi este pequeno poema por e-mail, interessante o texto!
Quem escreveu até deixou alguma referência, mas ainda hoje
não faço a menor idéia de quem seja... Espero que ele não
fique chateado ao ver suas palavras reveladas.
Achei tão bonitinho que resolvi publicar e agradecer
no próprio BLOG, obrigada!
(Tinne Fonseca _ A Imperatriz)



... Tua poesia preenche meu peito...
...Auspicioso o momento em que te encontrei...
... meus pensamentos borboletavam a alegria de tua existência...
... Ainda não vi tua imagem mortal corpórea....
...ainda não vi teu semblante...
...És mistério... És bruma...
... e o caminho do mago é a bruma...
...Dissipe as brumas...
...jovem sacerdotisa do aspecto feminino do cosmo....
...Levante tuas mágicas mãos e revigore teu cavaleiro...
...Revela-te como senhora de minha devoção...
...Nos reencontraremos em breve...
Assim seja!

Nilton Haribol

Pergaminhos VII, VIII, IX e X

Sétimo Pergaminho

Vou rir de mim e do mundo. Rirei para afastar as preocupações, rirei para ter vida longa, e sobre tudo, rirei de mim mesmo.
Rirei de meus fracassos e eles se evaporarão nas nuvens de novos sonhos. Vou rir das minhas vitórias para que elas atraiam outras maiores. Rirei do mal para que ele morra esquecido e rirei da bondade para que ela triunfe. [...]
Rindo assim sempre permanecerei jovem enquanto rir, jamais serei pobre. Apenas com o sorriso e a felicidade posso apreciar os frutos do meu trabalho. Serei feliz, terei êxito.


Oitavo Pergaminho

Hoje centuplicarei meu valor. Como um grão de trigo que brota e floresce, eu também florescerei para realizar os meus sonhos. Como já sei que posso colher meu próprio destino, estabelecerei objetivos para cada dia, cada semana, cada mês da minha vida.
O meu melhor desempenho será o padrão sobre o qual projetarei meu futuro. [...] A altura dos meus objetivos não me intimidará. [...]


DEIXAREI QUE OS OUTROS CONSTRUAM SUAS CAVERNAS,
EU CONTRUIREI O MEU CASTELO!

[...] Hoje superarei toda ação que executei ontem e amanhã superarei o que eu executei hoje. Superar meus próprios feitos é a minha missão.
Hoje centuplicarei o meu valor porque o vento levará a minha voz aos que me darão ouvidos e minhas palavras aos que a anunciarão. Serei meu próprio profeta e todos conhecerão meus sonhos. [...] Assim, mão haverá saída até que minhas palavras se tornem feitos realizados. Contudo, jamais proclamarei minhas realizações.


Nono Pergaminho

Agirei agora somente as ações que transformam meus sonhos, meus planos, meus objetivos em força viva. A ação é o alimento e a bebida que nutrirá meu êxito.
Minha acomodação nasceu do medo. Agora sei que para romper o medo devo sempre agir sem hesitação. A ação aniquila o medo e forja um coração valente. [...]
Andarei onde o fracasso teme andar. Trabalharei enquanto o fracasso descansa. Conversarei enquanto o fracasso permanece calado.
Agirei agora, pois agora é tudo o que eu tenho. Sinto fome de êxito. Sinto sede de felicidade e conforto. [...]
Eu ordenarei e obedecerei minhas próprias ordens. Agirei agora. Esta é a hora certa, este é o lugar certo e eu sou a pessoa certa. Por isso, agirei agora!


Décimo Pergaminho

Buscarei abrigo numa força divina. Para alcançar meus objetivos, pedirei e confiarei num poder superior, capaz de ouvir e atender minha súplica. [...]
Jamais pedirei as coisas materiais do mundo. Suplicarei apenas por orientação para que eu venha saber a maneira de adquirir os bens materiais e a fartura. [...]


(O maior Vendedor do mundo)

Gladiador (Filme Adm. e Motivacional)

Pergaminhos III, IV, V e VI

Terceiro Pergaminho

Persistirei até vencer. É na persistência de um homem que se pode medir a sua bravura. De hoje em diante reconhecerei que a cada dia. De hoje em diante reconhecerei que a cada dia sou testado para medir minha bravura. Se persisto, se continuo a investir, serei bem sucedido.
Sempre darei um passo à frente. Se este não resultar em nada, darei outro e mais outro. Em verdade dar um passo de cada vez não é difícil.
Persistirei até vencer. [...] Persistirei com o conhecimento de que cada fracasso aumentará minha oportunidade de êxito na tentativa seguinte.


Quarto Pergaminho

Sou um milagre da natureza. Desde o começo dos tempos jamais houve outro com a minha mente, meu coração, meus olhos, meus ouvidos, minhas mãos, minha boca. Ninguém pode pensar exatamente como eu. Sou uma criatura única em todo o Universo.
Esta singularidade que me envolve é a minha diferença e ela me enche de orgulho. Investirei nesta diferença para conquistar o meu sucesso. Sou raro e valioso. Tenho potencial ilimitado.
Posso multiplicar minhas realizações. Não estou nesta terra por acaso. Fui concebido em amor e trazido a luz com um propósito, crescer como uma montanha. Como a montanha é parte da natureza, ela não conhece a derrota. Como sou uma pessoa única no universo, vencerei porque sou o maior milagre da natureza.


Quinto Pergaminho

Viverei hoje como se fosse meu último dia. Como esse dia é muito precioso, tamparei seu conteúdo de vida para que nenhuma gota se derrame na areia.
Não desperdiçarei nenhum só segundo no passado nem tão pouco no futuro porque não posso transportá-los para o meu dia de hoje. Este dia é tudo o que eu tenho e estas horas são agora minha eternidade.
Este dia é uma outra oportunidade para que eu me torne a pessoa que poderei ser. Este será meu dia de vencer! Não o desperdiçarei com sentimentos negativos: a dúvida, enterrarei sob a fé; o medo, derrotarei com confiança.
Viverei hoje como se fosse meu último dia. E se for, será meu maior momento. Farei deste o melhor dia da minha vida. E, se não for, cairei de joelhos e agradecerei aos céus.


Sexto Pergaminho

Hoje serei dono de minhas emoções. As árvores e as plantas dependem da temperatura para florescerem, mas eu farei minha própria temperatura e a transportarei comigo.
Não trarei a melancolia, a escuridão e o pessimismo aos meus clientes. Levarei até eles alegria, entusiasmo, a claridade e os risos e eles reagirão com otimismo. [...]

“O fraco é aquele que permite que seus pensamentos controlem suas ações, o forte é aquele que forja as suas ações para controlar os seus pensamentos”.
Catarei se me sentir deprimido, avançarei se sentir medo, dançarei se me sentir inseguro, recordarei meus objetivos se me sentir vacilante.
Também tentarei compreender o ânimo daquele que o visito e depois procurarei ser compreendido. Serei dono dos meus ânimos e assim controlarei o meu destino. [...]
(Cont.; O Maior Vendedor do Mundo)

Thursday, March 27, 2008

Wednesday, March 26, 2008

Pergaminhos I e II

Primeiro Pergaminho

[...] O que é o êxito se o um estado de espírito? [...] A diferença entre aqueles que falham e os que obtiveram sucesso está na adoção de bons hábitos, eles são a chave do sucesso. Assim formarei bons hábitos e os adotarei como regra de vida. [...] Como ocorre na natureza, apenas um hábito pode dominar outro hábito. [...]Com a repetição de palavras diariamente, elas logo se tornarão parte da minha mente ativa, porém, mais importante, também se infiltrarão em minha mente subconsciente, essa misteriosa fonte que nunca dorme, que cria meus sonhos e, frequentemente, me faz agir de maneira que mal percebo. [...] Assim nasce um novo hábito, pois, quando uma atividade é executada atrás de constante repetição, torna-se um hábito fácil de praticar e passa a fazer parte da natureza do homem. [...] Andarei altivo por entre os homens e eles me reconhecerão pois hoje eu sou um homem com vida nova. [...]


Segundo Pergaminho

[...] Saudarei este dia com o maior amor no coração, pois este é o maior segredo do êxito em todas as aventuras. Os músculos podem partir em um escudo e até destruir a vida, mas apenas os poderes invisíveis do amor podem abrir os corações dos homens. Farei do amor a minha maior arma e ninguém que a enfrente poderá defender-se de sua força.
Podem opor-se ao meu raciocínio, desconfiar do meu discurso, desaprovar meus trajes, rejeitar meu rosto, até suspeitar de meus negócios, contudo, meu amor estremecerá todos os corações.
De hoje em diante olharei as coisas com amor e renascerei. Amarei o sol que aquece meu corpo, amarei a chuva que purifica o meu espírito, amarei a luz porque me mostra o caminho e amarei a escuridão porque me faz ver as estrelas. Eu receberei a felicidade porque ela engrandece o meu coração e tolerarei a tristeza porque ela abre a minha alma. Aceitarei os prêmios porque eles são minhas recompensas e receberei de bom grado os obstáculos porque eles são os meus desafios.
Saudarei o dia com amor no coração. Enaltecerei meus inimigos e eles se tornarão amigos. Encontrarei razões para aplaudir e jamais arranjarei justificativas para maldizer. Quando tentado a criticar, morderei a língua. Quando tiver de elogiar alguém, falarei alto, acima dos tetos.
Farei como os pássaros, o vento, o mar e toda a natureza fazem para louvar o seu Criador. Conversarei no mesmo tom com meus filhos. [...] Derrubarei o muro da discórdia e do ódio que construíram em volta dos corações e, em seu lugar, construirei pontes para que o amor possa entrar em suas almas.
Amarei a ambição, pois ela pode inspirar-me; entenderei os fracassos, pois eles podem ensinar-me. Amarei os ricos, pois eles são solitários e amarei os pobres, pois eles são carentes. Amarei os jovens pela sua fé e amarei os velhos pela sua sabedoria.
Responderei às reações dos outros com amor, pois o amor também é meu escudo e se tornarão suaves como as chuvas brandas. Este escudo me protegerá e eu o usarei até o dia que ele seja parte de mim.
Enfrentarei cada um que eu encontrar, com amor no coração, em silêncio, para mim mesmo direi: “eu amo você”. Embora ditas em silêncio, essas palavras brilharão em meus olhos, relaxarão minha fronte, ecoarão em minha voz e o coração dele se abrirá. Ninguém dirá não para mim quando seu coração sente o meu amor. Saudarei este dia com amor e terei êxito.

(texto adaptado do livro: O maior Vendedor do mundo)

Tuesday, March 25, 2008

VioLência Familiar

Não é Milagre, é PSICOTERAPIA

...
(texto em construção _ Em breve estará aqui!)
...
* Problemas técnicos*
...

Sunday, March 23, 2008

Orientai-me Meu Senhor

"Ó criador de todas as coisas, ajudai-me. Pois hoje saio peleo mundo nu e só e, sem Vossa mão para orientar-me desviar-me-ei do caminho que conduz ao êxito e à felicidade.
Não elo ouro ou roupas ou oportunidades segundo a minha capacidade, mas orientação para que eu possa adquirir capacidade segundo minhas oportunidades.
Ao leao e a águia ensinastes a caçar e a prosperar com os dentes e as garras. Ensinai-me a caçar com as palavras e a properar com amor, para que eu possa ser um leão entre os homens e uma águia nos negócios.
Ajudai-me a permanecer humilde nos obstáculos e fracassos, mas não oculteis dos meus olhos o prêmio que virá com a vitória.
Conferi-me tarefas para as quais outros fracassam, mas orientai-me na colheita das sementres do êxito nos fracassos dos outros. Confronte-me com temores que temperarão o meu espírito, mas dote-me de coragem para rir de meus receios.
Reservai-me dias suficientes para alcançar meus objetivos, mas ajuda-me a viver este dia como se fosse meu último dia.
Orientai-me em minhas palavras para que elas frutifiquem, ms acautelai-me a língua para que a ninguém difame."
Disciplinai-me no hábito de tentar sempre e sempre, mas mostrai-me a maneira de utilizar-me da Lei das Medidas. Favorecei-me com a prontidão em reconhecer as oportunidades, mas dotei-me com a paciência que concentrará minha força.
Banhai-me com bons hábitos, para que os maus hábitos se afoguem, mas concedei-me a compaixão pela fraqueza dos outros. Dá-me humildade para compreender que todas as coisas passarão, mas ajuda-me a contar as minhas bênçãos de hoje.
Sujeitai-me ao ódio, para que ele não seja um estranho; mas enchei minha taça de amor para transformar estranhos em amigos.
Mas que todas as coisas aconteçam apenas segundo a Vossa vontade. Sou uma uva pequena e solitária compondo a vinha, mas me fizestes diferente de todas as outras. Em verdade, deve haver algum lugar especial para mim. Mostrai-me o caminho.
Deixai-me ser tudo aquilo que planejaste para mim quando a minha semente foi escolhida e plantada por Vós para brotar no vnhedo do mundo.
Ajudai este humilde vencedor!
...
(Os Pergaminhos do Maior Vendedor do Mundo)

Saturday, March 22, 2008

Um pouco de Camus e Aronne

“Caminhamos ao encontro do amor e do desejo. Não buscamos
lições, nem a amarga filosofia que se exige da grandeza. Além do sol, dos
beijos e dos perfumes selvagens, tudo o mais nos parece fútil. Quando a mim,
não procuro estar sozinho nesse lugar. Muitas vezes estive aqui com aqueles
que amava, e discernia em seus traços o claro sorriso que neles tomava a face
do amor. Deixo a outros a ordem e a medida. Domina-me por completo a
grande libertinagem da natureza e do mar.
Nunca conseguira arrepender-me verdadeiramente de nada.
Assaltaram-me as lembranças de uma vida que já não me pertencia, mas onde
encontrara as mais pobres e as mais tenazes das minhas alegrias: cheiros de
verão, o bairro que eu amava, um certo céu de entardecer, o riso e os vestidos
de Marie.
Respondi que nunca se muda de vida; que, em todo caso, todas se
equivaliam, e que a minha, aqui, não me desagradava em absoluto.
— Não, não consigo acreditar. Tenho certeza de que já lhe ocorreu
desejar uma outra vida.
Respondi-lhe que naturalmente, mas que isso era tão importante
quanto desejar ser rico, nadar muito de pressa ou ter uma boca mais bem feita.
Era da mesma ordem. Mas ele me deteve e quis saber como eu imaginava
essa outra vida. Então gritei:
— Uma vida na qual me pudesse lembrar desta vida.
Também eu me sinto pronto a reviver tudo. Como se esta grande
cólera me tivesse purificado do mal, esvaziado de esperança, diante desta
noite carregada de sinais e de estrelas, eu me abria pela primeira vez à tenra
indiferença do mundo. Por senti-lo tão parecido comigo, tão fraternal, enfim,
senti que fora feliz e que ainda o era.”
(O Estrangeiro - Camus)


“Não há amor generoso senão aquele que se sabe ao
mesmo tempo passageiro e singular.”
(Ricardo Aronne)

“Mas só há um mundo. A felicidade e o absurdo são dois filhos da
mesma terra. São inseparáveis. O erro seria dizer que a felicidade nasce
forçosamente da descoberta absurda. Acontece também que o
sentimento do absurdo nasça da felicidade.
“Acho que tudo está bem”, diz Édipo e essa frase é sagrada. Ressoa no
universo altivo e limitado do homem. Ensina que nem tudo está
perdido, que nem tudo foi esgotado. Expulsa deste mundo um deus que
nele entrara com a insatisfação e o gosto das dores Inúteis. Faz do
destino uma questão do homem, que deve ser tratado entre homens.
Toda a alegria silenciosa de Sísifo aqui reside. O seu destino pertencelhe.”
...
“Só há um problema filosófico verdadeiramente sério: o suicídio.
Julgar se a vida merece ou não ser vivida é responder uma questão
fundamental da filosofia. O resto, se o mundo tem três dimensões, se o
espírito tem nove ou doze categorias, vem depois. Trata-se de jogos; é preciso
primeiro responder. E se é verdade, como quer Nietzsche, que um filósofo,
para ser estimado, deve pregar com o seu exemplo, percebe-se a importância
dessa reposta, porque ela vai anteceder o gesto definitivo. São evidências

sensíveis ao coração, mas é preciso ir mais fundo até torná-las claras para o
espírito. Se eu me pergunto por que julgo que tal questão é mais premente que
tal outra, respondo que é pelas ações a que ela se compromete. Nunca vi
ninguém morrer por causa do argumento ontológico. Galileu, que sustentava
uma verdade científica importante, abjurou dela com a maior tranqüilidade
assim que viu sua vida em perigo. Em certo sentido, fez bem. Essa verdade
não valia o risco da fogueira. Qual deles, a Terra ou o Sol gira em redor do
outro, é-nos profundamente indiferente.”
(O Mito de Sísifo)


“Os tristes têm duas razões para o ser:
ignoram ou esperam .”

(Ricardo Aronne)


“A característica do homem absurdo é não acreditar no sentido
profundo das coisas. Ele percorre, armazena e queima os rostos calorosos ou
maravilhados. O tempo caminha com ele. O homem absurdo é aquele que não
se separa do tempo. “
(O Homem Revoltado - Camus)

Tuesday, March 18, 2008

Monday, March 17, 2008

Friday, March 14, 2008

Exigências da Vida Moderna, Quem Agüenta Tudo Isso?

Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C. Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.

Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo. Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão.

Cada dia uma Aspirina, previne infarto. Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso. Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem. O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.

Todos os dias deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver. Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente. E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia.

E não esqueça de escovar os dentes depois de comer. Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax. Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.

Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito.

As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora, por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma

E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.

Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.

Ah! E o sexo. Todos os dias, tomando o cuidado de não se cair na rotina. Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução. Isso leva tempo e nem estou falando de sexo tântrico.

Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação.

Na minha conta são 29 horas por dia. A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!!! Tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes. Chame os amigos e seus pais. Beba o vinho, coma a maçã e dê a banana na boca da sua mulher. Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.

Agora tenho que ir. É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que ir ao banheiro. E já que vou, levo um jornal...

Tcháu... Se sobrar um tempinho, me manda um e-mail.


Luís Fernando Veríssimo

Manifesto Feminista

(De Janine Mello)
Existem mulheres que se calam. A elas é concedido o mundo do silêncio, das palavras que não são ouvidas. A elas é concedido o mundo daquelas que ouvem.Existem mulheres que acreditam que carregam em si o fardo da maternidade e do matrimônio. A elas é concedido um papel: lavar, passar, cozinhar para muitos sem que ninguém faça isso por elas. A elas é dado o ‘reino do lar’ e nunca roupas passadas em cima da cama.Existem mulheres que acreditam que o amor existe e que ele é feito de dor e sacrifícios. A elas é dado o papel da resignação e do perdão.Existem mulheres que acreditam que já foram ou podem ser rejeitadas. A elas é concedido o mundo das coisas, das propriedades, em que o valor só pode ser medido com base no uso, na troca e no desuso. A elas é negado o mundo real em que as pessoas se perdem umas das outras, sem que, necessariamente, se percam de si mesmas.Existem mulheres que acreditam que a maternidade está relacionada ao parto. A elas é permitido serem cegas. Cegas para todos os estéreis e para os órfãos que dormem sempre sozinhos.Existem mulheres que acreditam que relações afetivas podem acabar com o sentido da vida. A elas é negado o mundo em que a vida são muitos caminhos e nem todos eles acabam em vestidos de noiva. A elas é dado o mundo das vítimas que ficam sempre à mercê da vontade alheia.Existem mulheres que se casam e que acreditam que isso implica em cozinhar e cuidar dos outros. A elas é dado o mundo da servidão. A elas é negado o direito de criar novas instituições, instituições libertadoras baseadas na convivência entre as pessoas.Existem mulheres que acreditam que existe a mãe ideal. A elas é dado o mundo da opressão em que todas as mães são iguais: resignadas e benevolentes.Existem mulheres que acreditam no papel masculino de provedor. A elas é concedido o mundo da espera para que algo extraordinário mude sua condição.Existem mulheres que acreditam que existe ‘sorte no amor’. A elas é negado o mundo em que as pessoas escolhem com quem querem dividir a vida.Existem mulheres que acreditam que casamento foi feito para durar. A elas é concedido o mundo do aprisionamento.Existem mulheres que acreditam que podem ser sustentadas. A elas é dado o mundo das coadjuvantes e das aceitações sem fim. A elas é negado o direito de decidir.Existem mulheres que acreditam que beleza e 'amor' têm alguma relação. A elas é dado o mundo da velhice em que só existem os livros lidos e as conversas longas.Existem mulheres que acreditam que nasceram assim, que a elas não foi dado o direito de escolher, que elas não tiveram alternativas ou que sua força reside na feminilidade que o mundo cotidianamente lhe impõe.Existem mulheres que acreditam que tudo isso faz delas seres melhores, menos humanas, mais próximas de qq coisa fora desse mundo. Mas, então, por que é que muitas delas choram tanto?Existem mulheres. E a elas é dado o mundo das que têm o direito de ensinar outras mulheres a serem ‘mulheres’, a ensinar o que significa ‘ser mulher’, a elas é dado o direito de dizer qual o padrão, de dizer quem é exceção. A elas é dado o mundo da violência: física e simbólica. A elas é dado o mundo daquilo que é natural e, portanto inevitável. A elas é dado o mundo da invisibilidade e da mudez. Delas é o mundo da submissão.

Um desenho feito no computador, eu que fiz! rsrsrs...

Psicologia Feminina x Pescaria

Um homem telefona para a sua esposa e diz: Querida, o meu chefe convidou a mim e a alguns dos seus amigos para irmos pescar num lago distante. Vamos ficar fora uma semana. Esta é uma excelente oportunidade para eu conseguir a promoção que tenho esperado; por isso me prepare roupa suficiente para uma semana, e também a minha caixa de apetrechos de pesca. Vamos partir diretamente daqui do escritório, e vou passar aí apenas para apanhar essas coisas. Ah... Por favor, coloque também o meu pijama novo, aquele de seda azul. A mulher acha que isso soa um bocado estranho, mas atende ao pedido do marido. No fim-de-semana seguinte, ele regressa da pescaria um tanto cansado; mas,fora isso, nada de anormal. A mulher recebe-o com um beijo e pergunta-lhe se apanharam muitos peixes. Ele responde: Sim! Muitos pargos, algumas garoupas e uns poucos carapaus. Mas, por que é que você não colocou o meu pijama de seda azul, tal como pedi? A mulher apenas olha fixamente nos olhos dele e responde segura de si: Coloquei sim, querido! Coloquei-o dentro da caixa de apetrechos de pesca. Moral da história: NUNCA DUVIDE DA CAPACIDADE DE RACIOCÍNIO DE UMA MULHER!!!


(autor desconhecido)

Wednesday, March 12, 2008

Tuesday, March 11, 2008

Feijão com Filosofia

(Ana Miranda)


“Nunca fizeram uma pirâmide de alimentação também do espírito?
Pão Integral com Poesia... Verduras com Ensaio... Batatas com Meditação...”



Na minha infância e adolescência sempre ouvi que a boa alimentação era baseada em leite, ovos e carne. Eu não gostava de comer. Aturava só caldo de feijão ou arroz com manteiga ou pão com mel. Uma destas iguarias poderia ser a refeição de meu dia inteiro. Mas eu era obrigada a comer todas as manhãs um repugnante ovo quente, um copo de leite cheio de nata ainda mais repulsivo que o pão com manteiga, no qual eu jogava escondidinho açúcar ou mel. Semi-interna na escola eu era obrigada a comer tudo o que punham no meu prato. Fiquei amiga de uma menina gulosa, que sentava ao meu lado no refeitório e eu lhe passava minha comida, um alívio, mas o problema era que ela comia só o bife, as batatas, o arroz e o feijão... E as verduras ficavam pra mim.

Algumas eu suportava, mas outras... Jiló! Ah, que provação! Passei a esconder o jiló no avental, mas as freiras descobriram e verificavam meus bolsos. Eu o jogava, então, dentro do sapato e saía pisando na ponta dos pés, os olhos marejados. Tanto sofrimento valeu. Hoje eu como todos os legumes e verduras, crus, cozidos, verdes, vermelhos, amarelos... Com um verdadeiro prazer. Menos... Jiló. E nata! Pequena vingança subliminar...

Parece que foi durante a Guerra do Vietnã que nossas crenças alimentares ruíram. Nas autópsias feitas nos soldados, rapazes de pouco mais de 18 anos, nutridos com leite, ovos, carne e bacon no café da manhã, encontraram órgãos em situação deplorável. Muita gordura no coração, veias entupidas... No começo dos anos de 1990, surgiu a pirâmide alimentar, criada pelo Departamento de Agricultura Americano, com indicação para um alimentação pública mais saudável.

A base da pirâmide, ou seja, os alimentos que se deveria ingerir em maior quantidade, era composta de massas, pães e cereais; acima, vinham verduras, legumes e frutas, depois lacticínios, carnes em geral e ovos, no cume da pirâmide, sorvetes, bolachas, doces, gorduras e óleos. Eu tinha uma dessas pirâmides na porta da geladeira. Era magra. Mas os americanos ficaram cada vez mais obesos, hoje são um em cada três.

Estudiosos de Harvard publicaram, mais de uma década depois, nova perâmide alimentar. Há um rodapé referente a exercícios físicos e controle de peso, pães e massas foram para o topo e os óleos vegetais ocupam agora a base, há um bom espaço para pães e massas, mas pão integral, arroz integral, macarrão integral, acima estão os imabtíveis vegetais, menos as batatas, ou seja, o pior, logo acima, castanhas, amendoim, soja, feijão, ervilha, grão de bico, peixe, frango e carne de gado não são mais da mesma categoria, no derradeiro pavimento, encontramos um lugarzinho para manteiga, docesm macarrão e arroz refinados... iogurte, queijo... leite... nós, os mamíferos devemos tomar só um pouquinho de leite por dia... os ovos, que já foram sacrilégio, hoje são imprescindíveis... Nutricionistas contestam, ali, acolá... Mas esqueceram de incluir a água!

Para brasileiro, nada como um arroz com feijão! Mas... para o nordestino, nada como rapadura com farinha... Para o gaúcho, charque e mate... Aqui na prainha onde moro, a dieta é peixe, caju e cachaça... Nos escritórios e salas de visitas, é o cafezinho... Para todos, nada como o prazer do alimente... de vier... Debates... Assim o conhecimento vai se reformulando e se aperfeiçoando.

Um amigo sábio diz seguir a única recomendação natural dos onívoros humanos: a dieta da metade. Ele come metade do que comeria, depois a metade da metade, come de tudo, mas só um pouco. Importante é o amor a si mesmo, o cuidado com nosso corpo tão único... e com nossa mente... mens sana in copore sano... palavras de... palavras de ... ah, Deus preciso comer mais... qual é mesmo o nome do alimento para memória? De Juvenal... palavras de Juvenal... que significam, o homem sábio só pede aos céus uma mente saudável num corpo saudável... mas nunca fizeram uma pirâmide de alimentação do espírito? Pão integral com poesia... verduras com ensaio... batatas com meditação... feijão com filosofia...

Sunday, March 09, 2008

Por que se repete?

Costumo pensar sobre situações desagradáveis se tornam repetitivas e como elas acontecem. Que tipo de comportamento me está levando a este vício por determinadas emoções. Muitas vezes me analiso friamente, sou mais dura ainda quando o problema é definitivamente meu. Cada vez que leio mais, estudo mais, pesquiso mais, trabalho mais, conheço mais pessoas e amo mais, vejo que ainda há tantas coisas em mim para concertar que me perco tentado me adaptar a rotina de sempre ter que mudar.
Uma sensação inquietante tem me perseguido no último ano. Acontece quase sempre do mesmo jeito. Acho que aprendi a lidar com a situação, o que não quer dizer que realmente aprendi a resolver o dilema. Pergunto-me se isso é mesmo uma falha minha... Voltando ao que se torna repetitivo, acho que eu devo fazer alguma coisa que retro-alimenta o que os outros fazem comigo.


Tinne Fonseca _ A Imperatriz

Tattoo Girls

Gostei dessa tattoo que encontrei num site. Fico devendo a fonte, vou procurar novamente!

Palavras Soltas no Inconsciente

Abandono
Abismo
Alegria
Angústia
Aventura
Azulejo
Beleza
Careca
Chato
Chique
Comunicação
Concentração
Concreto
Contato
Curtição
Desamparo
Desespero
Desgaste
Diversão
Dúvida
Elegante
Eloqüência
Energia
Envolvimento
Estudo
Expectativa
Facilidade
Família
Força
Frieza
Impedimento
Infância
Informação
Insegurança
Intelectualidade
Inteligência
Loucura
Luz
Medo
Mistura
Movimento
Noite
Observação
Paz

Perdido
Perrengue
Pessoas
Praticidade
Preocupada
Proteção
Solidão
Verde
Vitrines
Tinne Fonseca _ A Imperatriz

Friday, March 07, 2008

15 minutos para ouvir meus pensamentos...

A rotina de quem lida com pessoas que precisam de ajuda não é nada fácil. Há quem diga que tenho a vida ganha, mas não tenho e nem ganho tanto assim. Meus dias podem estar cheios de conversas, mas não são assuntos simples. Deixe a morte e o sofrimento baterem nos seus ouvidos diariamente e experimente viver a minha vida profissional para saber como é.

Hoje precisei parar tudo e me dar 15 minutos para assentar as emoções. Esse é um termo que eu costumo usar, “_ Me dê 15 minutinhos, por favor!”. Daí eu me tranco na sala e deixo meus pensamentos em estado de ruminação. Desta vez o laptop está ligado na minha frente e vou ousar escrever um pouco e com o máximo de ética. Eu deveria ter ido almoçar. Pedi só um suco de açaí que estou tomando com o copo frio de café sob a mesa. Um outro paciente chegou meia hora antes, já tem gente na recepção me esperando. O que será que a próxima hora me reserva?

Atendi um homem de meia idade, quarenta e poucos anos, que se tornou um lesionando de medula depois de um erro médico. Se encontra no processo de luto por suas perdas e por pena de ter se tornado totalmente diferente do que era. Ele perguntava: “_ Dra. A Senhora sabe o que é se tornar uma pessoa inativa? Eu era bombeiro de
missão fim* e agora não posso controlar meu próprio corpo! A Senhora já viu algum bombeiro de bengala e sonda?” Ele ainda falou outras coisas mais difíceis de serem ditas as quais eu não acho que devo expor. Eu fiquei paralisada internamente, talvez mais que ele, mas fui treinada para não deixar minha emoção atuar durante as intervenções. Sem que ele pudesse perceber, também senti revolta pelo péssimo tratamento prestado, nem se quer foi admitida a falha profissional até o momento_ esta cidade está cheia de maus profissionais!

Quando ele saiu da sala, após tê-lo dado meus ouvidos, caí na armadilha do medo. A realidade é que isso pode acontecer a qualquer um, foi um acidente. E se isso acontecer comigo? E se isso acontecer a alguns dos meus familiares? Lembrei-me que do diagnóstico de câncer terminal em estado grave que me deparei há aproximadamente três meses. A sensação foi parecida, travei e não deixei transparecer! No mês seguinte a pessoa morreu. Num ato de humanidade fui visitar a família após o velório. Quem foi mesmo que disse que minha vida profissional é tranqüila e estável?

Escrevi estas palavras para me recompor. Vou ao banheiro, quero sentir um pouco de água fria em minhas mãos e ter certeza que não perdi minha sensibilidade ou a noção dos sentidos. A secretária já vai bater na porta avisando que está na hora, é melhor eu me apressar! A noite vou tentar deixar os problemas do consultório apenas para quando eu estiver trabalhando. Vou me ocupar com mais leituras sobre estes casos e outros assuntos. E quando eu me cansar virei aqui no meu blog postar besteiras e abobrinhas para eu rir um pouco de mim mesma e me distrair com questões que muitos julgam banais.




*Termo usado para bombeiros que trabalham em situações de emergência e socorro
Tinne Fonseca _ A Imperatriz