Friday, April 04, 2008

A Máquina que Regula o Corpo

[João Rafael Torres // Da equipe de Correio]

O que é Metabolismo?

1- É o conjunto de processos químicos realizados pelo organismo. Em geral, costuma-se associa-lo à capacidade do corpo de transformar em energia os alimentos ingeridos.
2- O entendimento facilita se compararmos o corpo com uma máquina, na qual o metabolismo seria o motor.
3- É ele que regula a potência para a queima de combustível _ no caso da energia, a que vem dos alimentos, medida em calorias_ e a performance da máquina.
4- Isso não é controlado apenas pela qualidade do “combustível” que ingerimos: a prática (ou não) de atividades físicas, o estilo de vida e as doenças preexistentes também influenciam diretamente a velocidade do organismo.

O Equilíbrio da Balança

Dan Waitzberg, Presidente da Associação Internacional de Cirurgia, Metabolismo e Nutrição, explica que nosso corpo vive numa constante busca de equilíbrio, esquematizando com uma balança.

De um lado: ALIMENTAÇÂO DIÀRIA (em gastos calóricos)

De outro lado: GASTO ENERGÉTICO BASAL (a energia que o corpo precisa para viver, mesmo em repouso absoluto) + CALOR ESPECÍFICO (gasto energético que temos para a digestão dos alimentos) + GASTOS POR ATIVIDADES (engloba desde a caminhada que fazemos dentro de casa até uma maratona) + IDADE + CONDIÇÕES BÁSICAS DE SAÚDE

O que diferencia o metabolismo mais lento de um mais acelerado?

Em primeiro lugar, ele vai refletir na qualidade de vida. Quem tem um funcionamento metabólico mais acelerado apresenta maior disposição e facilidade para queimar energia dos alimentos e, consequentemente, mais dificuldade para acumular gordura_ que é na verdade o depósito do excesso de energia da alimentação. Metabolismos mais lentos correspondem ao contrário: menor disposição para atividades corriqueiras, geralmente com um ápice em alguma hora do dia, seguida de grande decréscimo de energia em seguida. No corpo, o armazenamento de gordura é um sinal comum. Dan Waitzberg enfatiza o processo como algo pessoal, influenciado inclusive pelo estilo de vida e pelo estresse. [...] O metabolismo pode ser avaliado a partir de uma exame de calorimetria indireta. [...].

Conhecer estes dados influencia no sucesso da atividade física?

Sim. Quando praticamos atividades físicas, nosso metabolismo se altera. O primeiro sinal disso é a freqüência cardíaca. Um exame de calorimetria é capaz de revelar três limiares básicos. Primeiro, qual o mínimo para que o metabolismo se altere, ou seja, numa intensidade a baixo desse ponto o resultado da atividade é praticamente nulo. Na segunda fase, o corpo passa a queimar as reservas de gordura acumuladas nos tecidos. Acima deste limiar, o corpo não queima mais gordura, e sim carboidratos e proteínas. Essas três fases são apontadas com faixas de freqüências cardíacas. “Trabalhar numa freqüência acima da faixa de queima de gordura levaria até uma melhora no condicionamento físico (cansar menos diante de atividades), mas não levaria ao emagrecimento, ensina Santana.

O controle da alimentação favorece a mudança metabólica?

O nutricionista desportivo e preparador físico Felipe Maragon avalia a importância da qualidade e da quantidade dos alimentos de comida ingerida. Segundo ele, quanto maior o volume de alimentos, mais rápido o metabolismo. As proteínas são nutrientes que mais aceleram esse processo, seguidas pelos carboidratos e, por último, pelas gorduras. O intervalo entre as refeições é primordial. Quanto maior o espaço entre elas, mais lento o metabolismo. “É uma regra que deve ser observada principalmente para quem deseja perder peso”, acrescenta.
Fonte: Ultrametabolismo, de Mark Hyman (Ed. Sextante)

No comments: