Thursday, June 23, 2005

Minha Flor


As flores são fracas. Ingênuas. Defendem-se como podem. Elas se julgam terríveis com seus espinhos... Para que servem os espinhos?
Há milhões e milhões de anos que as flores fabricam espinhos. E não será importante compreender porque perdem tanto tempo fabricando espinhos inúteis?
Se alguém ama uma flor da qual só existe um exemplar em milhões e milhões de estrelas, isso basta para que seja feliz quando as contempla.
Eu conheço uma flor única no mundo, e que num belo dia pode ser liquidada num só golpe. Minha flor está lá, nalgum lugar... Mas se um dia for arrancada bruscamente, é para mim, como se todas as estrelas se apagassem.
Sempre houvera flores muito simples, apareciam certas manhãs e já à tarde se extinguiam, e que não ocupavam lugar nem incomodavam ninguém.
Pude conhecer aquela flor que brotara num dia de um grão trazido não se sabe de onde.
Assisti à instalação de um enorme botão, mas a flor não acabava mais de preparar sua beleza, não queria sair, no radioso esplendor da sua beleza é que queria aparecer.
Era vaidosa, misteriosa, portanto, durara dias e dias...
Eis que numa bela manha, justamente à hora do sol nascer, havia-se afinal, mostrado.
Linda... Não era modesta, mas era comovente. Requeria cuidado. Ela me afligia com sua mórbida vaidade.
Falando dos espinhos dissera: _ Não sou uma erva má, perdoa-me!
Sob a noite coloquei-a sob a redoma.
Tomara a sério palavras sem importância, e me tornara infeliz.
Apesar de minha boa vontade, logo duvidara dela.
Não deveria tê-la escutado, bastaria olhar e aspirar o perfume da flor, mas eu não me contentava com isso.
“Não soube compreender coisa alguma! Devia tê-la julgado pelos atos, não pelas palavras. Ela me perfumava e iluminava... Não deveria jamais ter fugido. Deveria ter-lhe adivinhado a ternura sob os seus pobres ardis. São tão contraditórias nas flores! Mas eu era jovem demais para saber amar.”Posted by Hello
("O Pequeno Príncipe" - Antonie De Saint-Exupéry * Trecho Adaptado)
_D.T.P.R._
23 de junho de 2005

No comments: