Thursday, August 02, 2007

Pessoas de Marcléia


Preciso realmente encontrar gente que pensa como eu. Onde estão as pessoas de Marcléia? Um planeta-mudinho diferente e cheio de seres especiais. Meu amigão e fundador deste lugar, que leva este nome em sua homenagem, me convidou para fazer parte dele. Ah! Que saudade da época que eu me relacionava com aqueles que são como eu... Nem sei se este encontro seria possível porque vejo que membros mais característicos descendentes de lá já são bonecos enquadrados numa sociedade hipócrita, por vezes como eu. Onde está o glamour das conversas? As noites que eu assistia virar dia? A liberdade de ser o que se é, sem um diploma e sem conta bancária? Hoje me desfazendo de títulos nunca fujo de ser intitulada. Deixando de julgar, sou julgada. Fazendo o que quero, pareço egoísta. E me tornando autêntica, me chamam de maluquinha.

Estes dias me peguei anti-social, melhor dizendo, marginal _ a margem da vida cotidiana das pessoas comuns. Fui a um churrasco e me ofereceram carne, mas eu não como carne. Ofereceram-me bebida, optei pelo refrigerante deit. Estava passando um DVD de trance, adoro trance! Até que alguém disse para tirar o barulho e colocar uma música melhor. Levantei-me para ir ao banheiro e o dono da casa pediu para que eu o ajudasse a escolher o próximo DVD dizendo: “_ O que você acha do seu Figueirinha?" Me desculpei e eu disse não conhecer. Ele insistiu: “_ Como você não conhece o seu Figueirinha da televisão? Ele tem uma banda que é muito boa!”. Fiquei embaraçada, não sabia como explicar que eu não costumava assistir televisão. Todos começaram a falar ao mesmo tempo e eu saí de fininho. Comecei a me sentir a mulher mais fresca daquele lugar, voltei para meu banquinho. Fiquei calada observando. As mulheres solteiras falavam mal dos homens com quem mantiveram relacionamentos e se iludiam umas as outras com seus sentimentos. As casadas trocavam receitas. Os homens fitavam decotes e bundas. Assim se divertiam as pessoas e um cachorro que todos insistiam em alimentar com restos dos próprios pratos. E o pobre do cachorro foi se tornando centro da conversa, ele usava shampoo da Natura e tinha sido penteado com secador. Resolveram passar a mão nele para sentir o pêlo macio. Vi mãos na comida, mãos no cachorro, mãos na carne, mãos na boca e fiz cara de paisagem como se tudo fosse muito natural. Eu me sentia um peixe fora d’àgua, levantei-me para não ser obrigada tocar no bichinho. Um rapaz conhecido veio me perguntar onde estava o meu namorado. Contei a ele que eu não estava namorando, ele ficou surpreso e disse que não acreditava em mim porque eu não parecia ser o tipo de mulher que não tinha namorado. Bom, nem precisa dizer que fiquei me sentindo um E.T. completamente fora da realidade, e sozinha! Arrumei uma boa desculpa e fui embora mais cedo me sentindo uma idiota alienada.

Será que não consigo mais conviver com pessoas normais? Minhas escolhas estão tão fora do padrão assim? Não consigo me encaixar em alguns comportamentos e valores hoje cultivados. Preciso reaprender a viver socialmente. Cada vez eu tenho menos vontade de estar com as pessoas porque me sinto diferente delas. Consigo lidar com as diferenças, sou sempre seduzida e amo o diferente. Mas é estranho quando se é um(a) deles. Pessoas comuns ultimamente andam me deixando cansada...
Tinne Fonseca _ A Imperatriz

No comments: