Tuesday, May 13, 2008

América do Sul em Crise Diplomática

March 4th, 2008 Brasil, Crônica, Mundo

Brasil e Argentina nas eliminatórias pra copa? Nãããooo…
A crise diplomática na América do Sul acaba por colocar a todos mais apreensivos com as hostilidades entre Colômbia, Equador e Venezuela.
Tudo se deu início na investida colombiana contra as
FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), que se posicionavam em território equatoriano, ataque esse que matou o número 2 da organização, Raúl Reyes, de 59 anos, e mais algo em torno de 10 guerrilheiros no local.
O presidente equatoriano Rafael Correa classificou a manobra do exército colombiano com ação de guerra, e retirou seu embaixador da capital colombiana, expulsou prontamente o embaixador da Colômbia de Quito e moveu tropas para a fronteira entre os dois países. Ao mesmo tempo, o já famoso presidente venezuelano Hugo Chaves, que não poderia deixar essa oportunidade passar, manifestou de imediato seu apoio à Correa, retirou seu embaixador de Bogotá, e também moveu tropas à fronteira. Chaves diz não querer a guerra, mas não pode deixar que o império (E.U.A.), e nem “seu cachorro” venham a atacá-los, num de seus discursos típicos.
O presidente colombiano Álvaro Uribe, acusado de ambos os lados e após ter suas desculpas negadas pelo Equador, contra ataca dizendo que revelará documentos que comprovam o relacionamento entre as FARC e os governos de Equador e Venezuela, assim como se mostra extremamente preocupado (o governo), com esse relacionamento e apoio ao terrorismo. O governo colombiano disse que não irá mover tropas para as fronteiras, apesar do número de soldados nas divisas ultrapassarem 40 mil em 03/03/08. O Brasil tenta de alguma forma mediar a situação apoiado pelos governos argentino e chileno. Tentam reduzir a tensão na faixa de conflito alegando respeitar as medidas tomadas pelos países envolvidos, mas que mesmo assim não podem ficar indiferentes ao possível conflito.
Resumo apresentado, o que tenho a dizer é que enfim teremos mais atenção. A pacífica América do Sul, sempre grande fornecedora de café, cana de açúcar, cocaína, caipirinha, mulatas e amazônias, agora desperta atenção pela possibilidade de conflito internacional. Bacana, né!? Há pouco tempo tivemos alguns tornados no sul do Brasil, e com isso pensei: “Poxa vida! Acho que estamos nos tornando primeiro mundo começando pelo lado ruim, os desastres…” Agora vamos ter guerra também. E com o governo dos E.U.A. apoiando a Colômbia o negócio pode ficar feio. Tomara que não haja a possibilidade do Brasil entrar no conflito, mesmo que seja pra separar na briga a base de bala, pois por aqui somos sempre a turma do “deixa disso”. Pacíficos, sabem? (Até demais, diga-se de passagem). Não gostamos de briga. Preferimos disputar numa boa mesa de sinuca e pronto, quem perder paga a ficha e a rodada de pinga.
Pra variar, os E.U. A. já meteram o bedelho onde não eram chamados. Além do governo atual, Obama Lin Baden (o famoso Barack Obama) e sua concorrente à disputa pelos democratas, Hillary Clinton, já deram declarações apoiando a ação colombiana contra as FARC, mas pedindo calma e que resolvam tudo com diplomacia. É mole!? O governo de Bush, o malvado, é também totalmente a favor das investidas colombianas contra a organização terrorista, e também pede tranqüilidade nas negociações. Porém, vindo do governo atual, acho que eles estão doidinhos pra sair um quebra-pau por lá, assim podem invadir e matar metade da Venezuela procurando Hugo Chaves, e por fim não conseguir.
E o Excelentíssimo Senhor Presidente da República Federativa do Brasil, o grande Molusco? A postura do “deixa disso” é o melhor mesmo. O que ele iria fazer? Apoiar uma guerra é o mesmo que dizer: “Podem derrubar a Amazônia toda, companheiros, precisamos de mais papel…”. Não se pode assumir lados num episódio como esse. E vou dizer uma raridade partida deste que vos escreve e creio nunca terem me visto fazer: “Tá certo, senhor L. I. Moluscão da Silva! Muito bem! Bom menino!” Se bem que errar nessa seria motivo pra surra em praça pública. Então não é elogio, é dizer que está cumprindo sua obrigação… mas não faça m*rda pelo amor do Divino. Acerta uma só, por favor.
Se bem que, se o pau quebrar, se morrer um monte de inocentes, se os estadunidenses “escrotarem” com tudo como é de costume e o governo tupiniquim phoder alguma coisa… qualquer coisa… como também é de costume, tudo estará dentro da rotina mundial.


Fonte: G1 Notícias
site: http://documentotupiniquim.com/?tag=brasil

Muito bom este site! Os textos são
de altíssima qualidade. EU RECOMENDO!!!

No comments: