Friday, November 24, 2006

A Necessidade da Sedução

Todos os esforços de outra pessoa estão dirigidos para que você se encane, se dê a ela de bom grado, prazerosamente. Ela até pode sofrer para agradá-lo, mas obtem também um enorme prazer em detectar que você está sentindo prazer.
O sedutor consegue por certos meios que o seduzido se altere e veja o mundo e a ele próprio, o sedutor, de uma maneira diferenciada. Sempre de acordo com os desejos do sedutor, como se o desejo de um se instalasse no outro de tal modo que este único ficasse totalmente persuadido de que o desejo original era seu.
Mas a sedução não é apenas persuasão, estado de convencimento. Sedução exige tambem rendição inconciente. O seduzido pode não ver nada mais que o seu sedutor, não caminhar por seus próprios pés, mas deve vestir os passos do outro e viver a ilusão de se conter nele integralemnte.
O sedutor é um hábil vendedor que quimeras que sabe da avidez do comprador. Ele sabe de tudo, o menor dos gestos deve figurar como único criado naquele momento para aquela pessoa. O sedutor descobre os segredos do outro por um ato de pura magia. A lógica formal não funciona para uma relação cujo processo de encantamento esteja em seu apogeu.
Nada fará sentido senão aquilo que provém do sedutor, não porque o sedutor seja dono do mundo, mas porue é dono e senhor dos desejos do seduzido, porque este se deu ao sedutor. Podemos dizer que a única ameaça contundente ao seduzido é somente a extinção daquele que o seduz. Nada mais. Pois quem está mergulhado no brilho do outro nada vê, nada ouve, está embriagado de luz.
O seduzido, por seu lado, vai construindo um "mundo dourado" onde ele e o seu sedutor habitam e habitarão para sempre. Aqui surge a fantasia de um bem eterno ou prazer que nunca deverá acabar e, por extensão, a idéia de amor eterno.
O sedutor habilidoso consegue instalar no outro um desejo até com um simples olhar ou exposição do seu corpo aos olhos do outro, além da persistência em dose suficiente para que uma dada pessoa, em uma dada circunstância e ambiente, se permita entregar-se voluntariamente.
O corpo e seus movimentos coordenados saõ de suprema importancia para o mecanismo de "transeferência da intensão", processo comunicativo por sinais que declaram afeto para que a outra pessoa atribuir-lhes significado segundo suas necessidades.
O bom sedutor é aquele que sabe ler a necessidade do outro, e mais, sabe comunicar-lhe uma intensão de satisfazer a esta necessidade. Há promessa implícita no ato de sedução.
Cumprida a primeira fase do processo de sedução o sedutor se afasta muito depressa, como se não pudesse continuar aquela relação, uma vez que a imagem que o outro faz dele é por demais incompatível com a que ele tem de si mesmo. E ele sabe que um dia será seduzido também.


(Paulo Lemos, Educação Afetiva)

No comments: